Vantagens e desvantagens da linguagem PHP

22 de agosto de 2015 / Programação / 0 Comments

Linguagem PHP

A linguagem PHP é uma linguagem de programação open source (de código aberto) usada principalmente para desenvolver aplicações que atuam server side (no lado do servidor) e que são capazes de gerar conteúdo dinâmico na web. Se você não sabe o que é uma linguagem de programação, você pode aprender o conceito lendo esse artigo que postamos onde falamos sobre as 10 linguagens de programação mais utilizadas atualmente. Uma delas, claro, é a linguagem PHP.

 

Desde seu surgimento em 1995, a linguagem PHP passou por muitas mudanças e evoluiu consideravelmente. Alguns estudos recentes mostraram que o número de sites que utilizam a linguagem PHP cresce cerca de 2.500% ao ano. Além disso, praticamente 95% dos servidores suportam a linguagem PHP.

 

Depois de 20 anos e tanto crescimento, alguns pontos podem ser apontados como vantagens e outros como desvantagens. Se você está na dúvida para escolher qual linguagem de programação aprender ou qual aplicar em seu próximo projeto, é uma boa ideia conferir os tópicos a seguir.

linguagem php artigos de programação

 

A linguagem PHP e suas vantagens

 

O PHP é livre

 

Totalmente livre. Isso significa muitas coisas, por exemplo:

 

  • Não há licenças que detalham o que você pode ou não fazer com a linguagem, o que significa, na prática, que você pode fazer praticamente o que quiser
  • Se comparado a linguagens como JAVA e .NET, por exemplo, o contrato de uso do PHP é muito mais flexível, já que a linguagem pode ser usada em qualquer país, independente de suas leis ou da aplicação
  • A linguagem PHP é permissiva a ponto de você poder, inclusive, criar outras linguagens derivadas dela e distribuí-las da forma como quiser

 

O aprendizado não é difícil

 

Se você já é um programador web, provavelmente conhece pelo menos uma dessas linguagens: Java, C ou Perl. A boa notícia é que a linguagem PHP possui elementos dessas três linguagens, tornando o aprendizado mais fácil.

 

Ao mesmo tempo, quem ainda não programa também encontrará uma curva de aprendizagem bastante favorável. A linguagem PHP não é um bicho de sete cabeças nem mesmo para aqueles que estão chegando agora, já que seus conceitos básicos são bastante simples.

 

O PHP é uma linguagem multiplataforma

 

Na prática, isso significa que o PHP é uma linguagem capaz de rodar em uma infinidade de servidores: Windows, Linux, Unix, Solaris, FreeBSD e muitos outros.

 

linguagem php artigos de programação 2

 

A linguagem PHP e suas desvantagens

 

A segurança deixa um pouco a desejar

 

Uma vez que a linguagem PHP é open source, todos podem ver seu código-fonte. Assim, se houver erros no mesmo, pessoas mal intencionadas podem se aproveitar para explorar as fraquezas e brechas do PHP.

 

O PHP não é adequado para aplicações de grande porte

 

É difícil manter uma aplicação de grande porte rodando em PHP já que a linguagem não é muito modular.

 

A documentação costuma ser escassa ou incompleta

 

Como acontece com a maioria das linguagens open source, frequentemente novos recursos surgem antes mesmo que possam ser documentados. Isso significa que é comum encontrar recursos sem instruções, sem detalhamento ou sem exemplos que facilitem o aprendizado. Embora o site da organização ajude bastante, muitas vezes é necessário “quebrar muito a cabeça” para entender ou fazer funcionar um novo recurso.



0 Comments

Would you like to share your thoughts?

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Deixe uma resposta